sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PIAGET E A SUA TEORIA PARA O EAD


*Marta Cristiana Lucena Ramos
Acadêmica do Oitavo Período de Pedagogia


Piaget foi um grande estudioso e procurou desvendar como o processo do conhecimento se forma nos seres humanos. Ele contribuiu muito com os seus estudos sobre o desenvolvimento da inteligência. Formou-se em Biologia e especializou-se em Filosofia Biológica. Estudou com o objetivo de descrever a natureza e o funcionamento da inteligência.
Piaget realizou suas pesquisas observando o desenvolvimento dos seus filhos.
Segundo Barros (1993), ele anotava minuciosamente o crescimento dos filhos: Jaqueline, Laurent e Lucienne. Essas observações o levaram a escrever o livro O Nascimento da Inteligência na Criança.
Segundo Cória-Sabini (1995), Piaget considera que a criança é capaz de criar e recriar a própria realidade, fazendo uma interação de conceitos mais simples a conceitos mais complexos, desenvolvendo assim sua mentalidade. Piaget defende assim o conceito de "epistemologia genética", espécie de cronograma estabelecido pela natureza para o desenvolvimento da capacidade infantil de pensar.
Para Piaget a criança já nasce equipada com vários reflexos, que estão ligados à gustação, tato, audição, olfato e visão. Utilizando esses equipamentos inatos, começa então a sua adaptação ao mundo.
No inicio as atividades da criança acontecem por reflexo. Por exemplo, quando o bico do seio da mãe ou o bico da mamadeira tocar a boca do bebê, ele começará a sugar recebendo assim o alimento que precisa.
Assim acontecerá durante todo o contato que tiver com o meio em que vive. Ela irá olhar para objetos que lhe chamem a atenção. Olhará para descobrir de onde vem o som. Reagirá de acordo com a brincadeira do adulto, sorrindo ou se mexendo. Com o passar do tempo já demonstrará a consciência de determinados objetos. Jogando brinquedos para longe, depois indo pegá-los no chão e etc.

“Desde o nascimento, pois, a função da inteligência é a adaptação ao meio ambiente. Ao longo desse processo de adaptação, os esquemas de raciocínio vão sendo progressivamente construídos” (Cória-Sabini, 1995, p. 64).

Para Piaget a adaptação acontece por meio de dois processos complementares: assimilação e acomodação.
A assimilação é o processo de incorporação dos objetos ou informações do meio ambiente aos esquemas mentais que já possuem. Os quais farão parte dos esquemas de ação do sujeito.
A acomodação é a ação do objeto sobre o sujeito, é a modificação que ele experimenta em virtude do objeto.
Dessa forma compreendemos que a evolução da inteligência, acontece da mesma forma que a evolução do ser humano. Vamos aprendendo sempre que em contato com o meio, conhecendo coisas novas, que vão sendo incorporadas a nossa mente.
O desenvolvimento da inteligência começa desde bebês, com os primeiros contatos, as primeiras experiências e vai até a fase adulta. Assim como nosso corpo que vai crescendo fisicamente e adquirindo uma maturidade dos órgãos.
Segundo Cória-Sabini (1995), Piaget considerou quatro estágios para o desenvolvimento da inteligência, que são eles:

* estágio da inteligência senso-motora ou prática;
* estágio da inteligência intuitiva ou pré-operatória;
* estágio das operações concretas ou operatório concreto;
* estágio das operações intelectuais abstratas ou operatórios formal.

No primeiro estágio que é o sensório-motor começa com a criança desde o nascimento até um ano e meio ou dois anos, a criança inicia tomando consciência de seu próprio corpo, dos seus reflexos físicos inatos e da possibilidade de manipulá-los para realizar coisas para ela interessantes e sentir prazer com isso. Percebe também que é um ser separado dos outros e das coisas a seu redor.
No segundo estágio que é o da inteligência pré-operatória, vai mais ou menos dos dois anos até aos sete anos. A criança nessa fase consegue manipular simbolicamente o seu universo, por meio de representações internas, ou dos seus pensamentos sobre o mundo exterior. Nesse período ela aprende a representar os objetos por meio de palavras e a manipular mentalmente as palavras, da mesma forma como anteriormente manipulava os objetos físicos.
No terceiro estágio o operatório concreto, vai dos sete anos aos onze ou doze anos. Já nessa fase a criança começa a utilizar algumas operações lógicas, como a reversibilidade, a classificação dos objetos por semelhança e diferenças, e a compreender os conceitos de número e tempo. Introduz então, a lógica no processo de pensamento da criança.
Finalmente o quarto estágio é o operatório formal, começa pelos doze anos e vai pela vida adulta. Caracteriza-se pela capacidade de pensar ordenadamente e pelo domínio do pensamento lógico, o que enseja uma espécie de experimentação mental mais flexível. Nesse estágio final, a criança aprende a manipular idéias abstratas, a formular e reformular hipóteses e a entender as implicações da sua forma de pensar e compreender as coisas, assim também como a, das outras pessoas.
Nesse aspecto entendemos que as aprendizagens são adquiridas pelo próprio sujeito na interação que tem com o seu meio ambiente.
Após as considerações sobre a teoria de Piaget, compreendemos então que a mesma explica que o processo de aprendizagem acontece com a participação direta do sujeito, ou seja, do aluno, que é quem queremos enfocar, na construção do próprio conhecimento. E essa participação do aluno contribui para um ambiente de aprendizagens alegre porque eleva a sua autoestima, essa vontade de aprender forma indivíduos responsáveis e preparados para ter iniciativas no ambiente escolar.
O construtivismo é uma teoria elaborada por Piaget, como uma resposta à questão da possibilidade humana de produzir conhecimento. Trata-se de uma proposta que diz respeito ao modo como o aluno constrói o conhecimento e essa construção acontece pela ação do aluno sobre o objeto do conhecimento. O aluno participa diretamente na sua aprendizagem. Porém é preciso destacar que para essa ação, ele traz as suas experiências e seus conhecimentos adquiridos anteriormente.
Segundo (Piaget, 1978), existem duas situações distintas para que o conhecimento seja implantado:
O primeiro é o ensino condicionado, que é a implantação do ensino sem a participação do aluno. O segundo é o ensino cooperativo, que é o ensino onde o aluno participa na construção do seu conhecimento.
No que diz respeito ao sistema de ensino a distância, o ambiente, poder ser muito tedioso caso o professor não esteja preparado para esse trabalho. Por esse motivo o professor precisa ter boa formação e ampla compreensão desse sistema de ensino. Uma vez que o ambiente precisa ser motivador, o professor é fundamental nesse sentido, pois é ele quem deve estimular os alunos, deixar os alunos participarem com suas curiosidades, perguntas, dúvidas e etc. O professor ou tutor do EAD precisa proporcionar um ambiente agradável e dinâmico.
Assim como na escola convencional, os alunos precisam ser motivados e estimulados, no sistema de ensino a distância muito mais, só ficar sentando vendo um vídeo aula, sem haver interação é muito complicado.
Quanto mais o aluno for motivado, mais conhecimento ele assimilará.
A teoria de Piaget será utilizada em um ambiente de EAD, como motivação para que toda a variedade de recursos tecnológicos permita ao aluno interagir com o objeto de aprendizagem.
O aluno do EAD precisa ser disciplinado, porque uma grande parte do conhecimento é ele que vai buscar, através das leituras, dos DVDS, das pesquisas e etc. Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.



12 comentários:

conceiçao disse...

Gostei da maneira como apresentou as fases do desenvolvimento, segundo Piaget. E também como definiu o que é construtivismo.
Parabéns!

Dielle Lacerda disse...

Achei que a forma de comparar o modelo construtivista ao método que é utilizado na EaD válido, pois o aluno deve aprender a construir seu próprio conhecimento! E que isso não se restrinja apenas na educação a distância, mas sim a qualquer tipo de educação.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Débora Possmoser disse...

Jean Piaget tem grandes contribuições na educação, não apenas na educação presencial como tbm na EAD pois conforme o artigo ele fundamenta sua teoria por meio da interação do sujeito (homem) com o objeto (meio-físico-social), a aquisição está relacionada com processo de equilibração; a retenção considera o inconsciente cognitivo e a transferência considera as suas aprendizagens anteriores, a partir de novas situações.
Todos os seres humanos são homens concretos, situados no tempo e no espaço, inseridos num contexto histórico, que aprenderá em uma sequencia de tempo e espaço, a Ead esta aqui para tornar este aprendizado mais amplo e mais rapido. Muito bem colocada a ideia de Piaget sobre a EAD parabens.

Lívia Matoso disse...

Marta, depois de ler o seu artigo pensei: “ Será possível uma Ead para crianças segundo os estudos de Piaget?” Cada vez que estudo as teorias dele mais acredito que preciso estudar porque são realmente bem complexas. De fato, quanto mais o aluno é motivado mais conhecimento ele assimilará! Acredito que Piaget pode contribuir muito para a Ead!

Um abraço. Lívia

Viviane disse...

Para estudar na EAD, o aluno precisa buscar o próprio conhecimento. Aqui realmente ele é o responsável pelo seu aprendizado.

Jaqueline Matos disse...

Cara Marta!Gostei muito do seu artigo, principalmente, quando você fala sobre a motivação que deve ser desenvolvida nos alunos. Isso nos remete ao que foi dito por Piaget. O aluno deve interagir com o objeto da aprendizagem.
Com certeza para a educação a distância a motivação para aprender, é fundamental.

Zenaide Moreira disse...

Muito Bom!!! Me identifico muito com Piaget e sua teoria Construtivista. O aprendizado é um processo que é construído todos os dias a partir de novas experiências.

Keila trevizane disse...

Muito bem explicado, Marta. A atitude construcionista implica na meta de ensinar, de tal forma a produzir o máximo de aprendizagem, com o mínimo de ensino; A busca do construcionismo é alcançar meios fortes que valorizem a construção mental do sujeito, apoiada em suas próprias construções no mundo. Excelente.

Jandira Lima da Silva disse...

Gostei. "O aprendizado é um processo que é construído todos os dias a partir de novas experiências".

Juciane 8° período disse...

Penso que a maior contribuição de Piaget para a EAD é a respeito do que a Marta disse em sala de aula: "O ser humano aprende, mas depende da maturação do cérebro. O homem aprende participando do processo."
A EAD orienta-se dessa forma, onde o próprio aluno é agente ativo em sua formação!
Parabéns Marta!

ELIANE CONCEIÇÃO disse...

ACREDITO QUE NA MODALIDADE A DISTANCIA O CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INDIVIDUAL SEJA MAIS FÁCIL DE SER IDENTIFICADA, POIS NÃO TENDO UMA COBRANÇA DIÁRIA DO PROFESSOR O ALUNO PRECISA POR SI SÓ QUERER ESTUDAR, QUERER APRENDER.

VALEU!