domingo, 25 de outubro de 2009

A educação a distancia na visão de Gagné


A educação a distancia na visão de Gagné
Stefania Moreira*²

Para muitos a EaD ainda enfrenta barreiras culturais, na opinião de muitos estudiosos, a EaD veio para ficar e irá se tornar cada vez mais forte como formato educacional, deixando de ser apenas a coadjuvante de 2ª classe da educação presencial. A legislação brasileira, por exemplo, ainda dispõe que cursos à distância que precisam ter “momentos presenciais”, sobretudo para avaliação da aprendizagem.

Todos os colaboradores e executores sabem que a EaD, apesar de ainda “jovem”, trouxe contribuições formidáveis para a evolução da educação. Como a democratização do processo educacional – que rompe limitações temporais e espaciais com o uso das tecnologias e amplia oportunidades nunca vistas anteriormente para diversos grupos sociais – basta saber que a educação está se consolidando e se fixando para melhor tendo assim como fonte de apoio o auxílio da EaD.

E esse universo abre cada vez mais oportunidades para experimentação e desenvolvimento de heurísticas em cada um dos pólos e a educação, pois a educação no passado era uma “arte” que só tinha dois personagens: aluno e professor que detinha o saber, muito se beneficiam dessa situação da EaD, pois cada vez mais se estuda os processos de ensino e de aprendizagem.

A educação durante séculos era apenas de crianças, uma “arte” dominada pelos professores e não era assunto muito discutido. Algumas vezes, se o “artista” era competente, a “arte dava certo” e a criança se transformava num adulto educado/informado e, quem sabe, motivado para o conhecimento.

Uma das teorias que pode fundamentar projetos de processos de ensino aprendizagem a distância eficazes é a teoria Condições de Aprendizagem, de Robert Gagné, pouco conhecido no Brasil. Gagné, psicólogo educacional americano, morto há cerca de cinco anos, começou a estudar a aprendizagem de adultos na área militar em meados dos anos 60 do século passado.

Identificou nove fases ou condições internas de aprendizagem, que ocorrem no aprendiz, que podem ser ativadas por estratégias instrucionais adequadas, que correspondem a nove passos (ou condições externas de aprendizagem).

Dessa forma, o uso de teorias adequadas pode levar à qualidade, sobretudo quando são estabelecidos princípios, padrões e indicadores de qualidade para o processo de EaD. Partindo de alguns princípios, como os abaixo relacionados, e que a favorecem:

. Ensino, Aprendizagem e Avaliação são questões distintas que devem ser abordadas como um sistema integrado;
. Os processos de Ensino-Aprendizagem a distância devem ser planejados, projetados, desenvolvidos, implementados e avaliados de forma competente, resultando numa arquitetura rica que facilite a aprendizagem, acomodando os diferentes estilos cognitivos/de aprendizagem;
. Os aprendizes, público-alvo de cada evento, são protagonistas do processo de aprendizagem, sendo os responsáveis pela construção das competências (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), a partir de suas estratégias individuais e coletivas de aprendizagem;
. As estratégias de ensino e de avaliação a distância devem ser construídas a partir das características do público-alvo e das competências a serem aprendidas (objetivos de aprendizagem);
. Estudos e pesquisas sobre ensino, aprendizagem e avaliação são essenciais para a sustentação e melhoria contínua da qualidade dos processos educacionais à distância.

Na maioria das vezes fazem isso através da aprendizagem colaborativa, outra novidade que vem se mostrando essencial na Economia do Conhecimento, cujos primórdios estamos vivenciando.

No entanto a educação de adultos, quanto a educação à distância estão engatinhando no universo educacional, no qual a educação infantil e juvenil e o formato presencial tem longa história. Cada vez mais adultos estão atualizando seus conhecimentos e aprendem a distância, sobretudo por falta de tempo para dar conta da quantidade crescente de informações em circulação no mundo atual. Na maioria das vezes fazem isso através da aprendizagem colaborativa, outra novidade que vem se mostrando essencial na Economia do Conhecimento, cujos primórdios estamos vivenciando.

Tornar eficazes e efetivos os processos de ensino-aprendizagem a distância para adultos vai depender de nossa eficiência no planejamento, na elaboração e na realização desses processos. As teorias de ensino aprendizagem são instrumentos indispensáveis para resultados de qualidade, que impactam positivamente na cultura de ensino-aprendizagem.

________________________
Psicólogo estadunidense, nascido em 1916 no estado de Yale, recebel seu doutorado nao universidade de Brown em 1940. Se destacou como professor nas universidades de Princeton, Barkeley e Florida State, publicou artigos e livros realcionados a área da aprendizagem.

Acadêmica 8° período de pedagogia – UNIR – Ji-Paraná.
moreirastefania@hotmail.com

18 comentários:

falo o q penso... disse...

De fato a educação a distancia esta facilitando muito para as pessoas que ñ possui tempo para estudar,é um modo de se dar conhecimento com boa qualidade...parabéns garota...p.s:
vc deveria mudar para jornalismo.

viviane 8º periodo disse...

Concordo com você, quando diz que a educação até o século passado era para crianças e o professor era o único que detinha saber,mas neste século como sabemos o professor não é mais único em deter o saber, e que a educação esta voltada para todos, independente da idade.

conceição disse...

concordo contigo quando diz que todos os colaboradores e executores sabem que a EaD, apesar de ainda “jovem”, trouxe contribuições formidáveis para a evolução da educação.

Valeu!

Unknown disse...

Temos hoje muitas opinoes quanto a educaçao a distancia e cada vez mais muitas delas calorosas por sinal. mas o que podemos perceber que nem todas as profissoes podem ser a distancia. e nem as que muitas vezes sao oferecidas poderiam ser totalmente no sentido de serem atraves da EAD. acredito eu que ainda a educaçao a distancia sofrerá mutaçoes que devem ser feitas e necessarias, espero que os idealizadores de tal ensino nao se percam na emoçao idealista, mas, tenham pé no chao quanto ao ensino.
precisamos de inovaçao educacional, mas que sejam todas elas conscientes. precisamos alcançar a massa com o 3º grau, mas com padrao de ensino de qualidade. espero que os que envolvem diretamente na educaçao a distancia nunca se esqueçam disso e nao pensem em mais um filao financeiro.

Zenaide Moreira disse...

Para Gagne o ponto central do aprendizado é o planejamento.

Keila Trevizane disse...

Vejo a EAD como uma conquista, algo que veio pra ficar e têm auxiliado muitas pessoas que não podem comparecer num ensino presencial, apesar dela ter alguns desses “momentos”. O universo da tecnologia é enorme e a presença dele pode ser contada aqui na Educação também. O importante para Gagné é fundamentar projetos para um ensino-aprendizagem eficientes.

Luh rabbit disse...

Mais do que nunca a educação a distância está facilitando a vida de muitos pelo mundo a fora...O artigo está 'nos conformes', bem pensado e bem escrito. Mas naõ muda pra jornalismo não..Iria tomar minha vaga....

Juciane 8° período disse...

Gostaria de enfatizar um ponto importante, não somente para a EAD, mas para todas as áreas da educação: "As teorias de ensino aprendizagem são instrumentos indispensáveis para resultados de qualidade..." Concordo plenamente, pois, mesmo algumas teorias não sendo cabívies a muitas realidades atuais, muitas delas pode servir de orientação para uma educação mais eficaz!
Um detalhe: Eu não entendi o que é "aprendizagem colaborativa"!Alguém pode me explicar??

Stefânia Moreira disse...

RESPONDENDO A SUA PERGUNTA JUCIANE.

A aprendizagem colaborativa é um recurso na área de educação que consiste em estabelecer um procedimento onde o aluno, ou usuário, em conjunto com o professor, estabeleçam buscas, compreensão e interpretação da informação de assuntos determinados. A aprendizagem colaborativa surge da necessidade de inserir metodologias interativas na educação

Ensino com pesquisa, abordagem progressista, visão holística, são exemplos de inteligência coletiva

Jaqueline Matos disse...

Muito bem lembrado colega, os cursos a distância precisam ter momentos presenciais e como você bem lembra, principalmente, nas avaliações.

Juciane disse...

Ok Stefânia...mto obrigada pela explicação!! Valeu

ELIANE CONCEIÇÃO disse...

A EDUCAÇÃO A DISTANCIA PELO QUE PERCEBEMOS VEM GANHANDO CAMPO, DEVIDO A QUALIDADE QUE SE PERCEBE NO ENSINO. E COM ISSO MUITOS DOS QUE NÃO PODIAM FAZER UM CURSO PRESENCIAL DEVIDO A N FATORES ESTÃO TENDO EXCELENTES OPORTUNIDADES PARA RETOMAR OS ESTUDOS.

Marta Cristiana disse...

O ensino a distância tem conquistado seu espaço, uma vez que muitas pessoas já se beneficiaram e outras estão se beneficiando com esse sistema, o que realmente interessa, é o fato das pessoas poderem estudar e se qualificar. Gagné se preocupa com a aprendizagem e para isso as aulas devem ser bem planejadas, de forma que sejam estimulantes e prazerosas para os alunos. Assim eles terão sede pelo conhecimento.

Jandira Lima da Silva disse...

No século em que estamos o professor deixou de ser o detentor do conhecimento e passou a ser um intermediário na aprendizagem do aluno. No EaD é necessário que as aulas se tornem cada vez mais atraentes para não desestimular o aluno.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Tanto no ensino a distancia ,quanto presencial deve haver planejamento para que haj um ensino de qualidade.AEad veio de encontro a necessidade de pessoas que não disponibilizava de tempo para os estudos e essa opção de ensino facilita e muito a vida destas pessoas que procuram forma profissional ou educacional.

Márcia Regina

Uátia Tânia disse...

Concordo com a afirmação de que o ensino deve atender as características do público-alvo, pois a separação física é um desafio a ser superado na EaD para que o aluno não seja prejudicado. A EaD deve promover meios de interação onde o aluno tenha oportunidade de apresentar suas dúvidas, questionar e construir seu conhecimento.

Blogdpot carla ribeiro disse...

Muito interessante lembrar do psicólogo Gagné e situou como o precursor da educação à distância.
Carla Maranhão

Blogdpot carla ribeiro disse...

Muito interessante lembrar do psicólogo Gagné e situou como o precursor da educação à distância.
Carla Maranhão