quarta-feira, 7 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O MELHOR CAMINHO


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O MELHOR CAMINHO

¹Luciano da Purificação Santos

Michael Moore, professor da Penn University nos Estados Unidos, e especialistas do Banco Mundial em Educação a Distância, Moore ajudou a implantar projetos em mais de 40 países é e um dos maiores defensores do sistema de educação à distância, para Moore a educação a distância pode beneficiar qualquer tipo de publico.

O ensino a distância é um método tão eficaz quanto o presencial, e os novos meios tecnológicos que possuímos hoje em dia, tem atraído cada vez mais pessoas devido à facilidade e comodidade que esses meios tecnológicos propiciam no processo de ensino/aprendizagem à distância. Vale lembrar que para Moore “a educação a distância é mais apropriada para pessoas mais velhas do que para pessoas mais novas” e esse fator e de suma importância, pois as crianças precisam de mais atenção e acompanhamento, e principalmente incentivo, para terem um bom desenvolvimento no seu processo de aprendizagem, já pessoas adultas tem maior compromisso e são responsáveis pela busca da aprendizagem, e essa autonomia do aluno e uma das necessidades da educação à distância.

Um dos pontos mais importantes na educação à distância e sem duvidas a preparação do material que será utilizado nas aulas, pois e ele quem garantirá que os objetivos do curso sejam alcançados. Para preparar o material que será estudado e preciso ter bem claro quem será o publico alvo do curso, levando em conta a faixa etária, o nível de instrução entre outros fatores.

A Educação a Distância, no contexto que vivemos hoje, e sem dúvidas o melhor sistema de educação, principalmente se falando em ensino de nível superior. O que faz com que a educação a distância seja tão importante e o fato de abranger muitas pessoas, ao mesmo tempo, em diferentes localidades, se tornando assim uma educação mais barata, aliado a possibilidade de ter horários mais flexíveis facilitando o acesso de pessoas que tem pouco tempo disponível para estudar.

12 comentários:

conceição disse...

A colocação do teórico Moore em relação ao fato da EaD ser mais apropriada para pessoas adultas do que para crianças tem seu fundo de verdade. Por ter um caráter educativo autoditada, talvez não desperte na criança o interesse necessário. A explanação do assunto feita pelo acadêmico foi muito coerente, principalmente quando fala sobre a acessibilidade. Ficou ótimo.

Dielle Lacerda disse...

Penso que Educação a distancia é algo ainda que deva ser mais valorizado, acho que o fato de dizer que é uma educação voltada para um público adulto, e que essa educação é mais barata comparada com a educação presencial (Através da educação a distancia podemos ter um professor conferencista dando aula a várias turmas e pessoas de diferentes regiões), pode ser mal interpretado, deixando ainda uma brecha para que muitos dos quais não concordam com essa educação possa dizer que a pessoa que opte por EAD, não precise se esforçar por completo, justamente por haver flexibilidade nos horários. Sendo justamente nessa parte que a maioria da população possui preconceito, ou seja, já estabelecendo um conceito de que não ter total disponibilidade de horário o tornará um mal profissional. Sendo assim concordo com o autor quanto a sua posição em relação ao ensino da EAD.

Lívia Matoso disse...

Luciano, muitas pessoas tem buscado mais facilidade em se formar na Ead mas acredito que não é tão fácil assim, pensam que como é a distancia não há muito controle no aprendizado mas podem estar enganadas.

Um abraço. Lívia

Eliane Conceição da Silva disse...

"Para Moore “a educação a distância é mais apropriada para pessoas mais velhas do que para pessoas mais novas”, concordo plenamente que esta modalidade de ensino é pensada para pessoas adultas, que ao contrário das crianças possuem prioridades, tem um foco, responsabilidade e disciplina suficientes para encarem essa educação a Distancia.

Muito bom Luciano.

Anônimo disse...

Saudações Luciano
Você esclareceu e opinou a respeito dessa ferramenta de ensino muio bem, apesar de particularmente não acreditar que este deva ser o motivo principal deste ensino, pois para a maioria da população este ensino parece como você mesmo disse "comodo", o que na verdade não é, pois há uma necessidade maior de entrega do aluno, pelo fato de ter a ausência do professor fisicamente em sala de aula.
Stefânia Moreira

Viviane disse...

O fato de a eduação ser mais apropriada para adultos e uma verdade, tanto que o aluno tem a automonia de buscar o próprio conhecimento, e a criança ainda precisa da presença do professor.
parabéns.

jandira disse...

Parte dos alunos que se inscrevem nos cursos do EaD acabam desistindo porque entraram achando que não precisarim estudar tanto assim, e quando se depararam com a responsabilidade de estudar até mais do que no ensino convencioanal, acabam desistindo.

Por Jandira Lima da Silva
8o . período de pedagogia.

Juciane disse...

Na apresentação do artigo em sala de aula, o Luciano enfatizou que o auto coloca que "a EAD é mais para os mais velhos e menos para os mais novos". Concordo que essa é uma realidade presente, mas que futuramente, não muito longe, teremos uma acesso muito maior, pelos pessoas mais novas, visto que esse são os mais interessados pelo meio virtual!

Marta Cristiana disse...

olá colega!
Achei bastante interessante seu trabalho. E Moore como um especialista em Educação a Distância sabe o diz, quando fala deste ensino ser mais apropriado para adulto, pois o adulto sabe da responsabilidade que tem com o próprio conhecimento, já a criança ainda precisa de maior atenção, de um acompanhamento adequado, de alguem para estar perto, estimulando seu aprendizado.

Uátia Tânia disse...

Também sou defensora da EaD devido a sua comodidade, considerando a agitação que vivemos em mundo globalizado. No entanto, tenho também minhas dúvidas sobre sua eficiência na educação infantil, tendo em vista sua necessidade de afeto, carinho, enfim, sua necessidade da presença física de outra pessoa. Mas se tratando de adolescentes e jovens não vejo nenhum problema. O importante é que haja meios para desenvolver sua autonomia.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Oi Luciano.Penso que a EaD por enquanto é mais apropriada para adultos , visto que os mesmos tem mais comprometimento em estudar, e muito buscam o ensino a distancia para sua qualificação e capacitação profissional , daí a seriedade no adulto.Excelente!!

Márcia Regina

Unknown disse...

Valeu Luciano!!!!
Seu texto é um expetáculo cara,quando fala:"Um dos pontos mais importantes na educação à distância e sem duvidas a preparação do material que será utilizado nas aulas, pois e ele quem garantirá que os objetivos do curso sejam alcançados. Para preparar o material que será estudado e preciso ter bem claro quem será o publico alvo do curso, levando em conta a faixa etária, o nível de instrução entre outros fatores". Isso deve ser levado em conta sempre. Parabens!!!!!!!