sábado, 17 de outubro de 2009

Educação a Distancia: A oportunidade que muitos esperavam.

* Dielle Peñas Lacerda Da Cunha


Quando falamos de educação, de universidades e ensino, é quase que impossível não lembrarmos da EAD – ensino a distancia, algo que a cada dia que passa cresce abrindo portas a população, algo em constante crescimento.
Para falarmos de educação a distancia, vou fazer um breve relado sobre os meios de comunicação, já que em meu ponto de vista, é a chave principal desse ensino; A primeira comunicação que se deu a distancia, foi a escrita, sendo que os primeiros cursos teve origem com a correspondência, onde era impresso o material e chegava a seu destino pelo correio, mas com o passar dos anos, tivemos vários outros recursos a nosso favor como o rádio que foi um meio de comunicação marcante, a TV, fitas de vídeo gravadas essas ainda muito utilizadas nos dias de hoje, porém hoje temos um diferencial na educação a distancia que é a informática, o computador a internet, graças a isso hoje temos teleconferências quase que em tempo real, em rede nacional ou ainda mundial, interligando diversas pessoas de diversos mundos diferentes, cada qual contribuindo com sua cultura, costumes, com a educação, e a partir desse desenvolvimento, e crescimento que podemos dizer que a educação a distancia só tem a crescer e a cada dia ganhar um novo e respeitado espaço na sociedade.
Segundo Kearsley (1997), ao referir-se às atividades dos docentes, coloca que uma das importantes implicações na mudança de status que é aquela de que o professor não comanda automaticamente o ambiente on-line. Neste ambiente não é possível se posicionar na frente da sala de aula e fazer exposições para uma audiência concentrada até que a sineta toque. Qualquer professor ou instrutor que tentar ensinar desta forma para um grupo on-line irá rapidamente fazer com que ele perca sintonia e comece a fazer outras coisas (como enviar mensagens uns para os outros ou formar seus próprios grupos de discussão). Na educação on-line, o instrutor deve adotar um papel de facilitador ou moderador - alguém que encoraja a participação e mantém a discussão focada em certos tópicos. Quando isso acontece então se transforma numa tarefa muito mais difícil que uma sala de aula convencional, da qual basicamente envolve apenas a apresentação do material. Podemos notar que a educação a distancia ela vem para inovar o campo da educação, trazendo metodologias, experiências, didáticas novas, que realmente mostre ao aluno a importância do ensino e o faça se sentir interessado pelo assunto.
Quando nos referimos ao tradicionalismo onde o professor precisa estar dentro da sala de aula gritando para impor respeito, em vez de poder tratar sua turma de alunos de uma forma bem mais democrática, de forma a se comparar a um aluno, não sendo dono da verdade absoluta, mas sim se tornando um facilitador das disciplinas a serem estudadas, tendo assim uma aceitação e interesse de sua turma. O professor deve estar muito bem preparado para lidar com a educação a distancia, se não será um dos principais motivos de dispersão e até evasão de seus alunos. O professor no ensino a distancia ele tem um papel super importante como Kearsley nos mostra, porque esse profissional deve ir muito além, de apenas entrar em uma sala e passar a matéria ele deve promover discussões e fazer com que todos participem, e que o assunto seja um ponto de discussão super importante em sala de aula, objetivando assim a matéria a ser ensinada.
Vejo que a EAD vem ganhando um grande espaço, lógico que como qualquer educação no Brasil ela ainda precisa ser melhorada, possui algumas fragilidades, e a meu ver possui também um grande potencial. Levando em conta que a educação no Brasil é algo de extrema precariedade não digo só das escolas mas sim de uma forma geral, algo frágil quanto ao próprio ensino. E é através da EAD que o Brasil tem a possibilidade de mudança fazendo com que sua população tenha acesso a uma educação de qualidade desmistificando a idéia de que EAD é algo sem valor, sem referencia, mas sim essencial para o desenvolvimento Educacional do nosso país.

13 comentários:

Débora Possmoser disse...

A comunicação por este pensador foi dividida em 3 fases: 1)escrita, 2) o radio e 3)informatica, que pode ser considerado o tempo atual, pois utilizamos de diversos meios para a propagação do ensino, e a EAD so tem a se desenvolver efetivamente.
Muito boa apresentaçao.

Lívia Matoso disse...

Dielle, a escrita não só dividiu a História como também dividiu a história da maneira de se transmitir as informações. Através dela começou ser possível a primeira forma de Ead, transmitindo as gerações posteriores os conhecimentos que foram conquistados, vencendo o tempo e a distância. Foi fundamental para toda a humanidade.

Um abraço. Lívia

Eliane Conceição da Silva disse...

"Na educação on-line, o instrutor deve adotar um papel de facilitador ou moderador". Essa modalidade de ensino requer uma mudança no comportamento do professor que deixa de ser o centro das atenções dos alunos para se tornar aquele que encoraja a participação e mantém a discussão de forma a tornar interessante o assunto do qual se fala.

muito valiosa sua observação

Viviane disse...

Realmente o ensino no país está muito frágil, mas colocar a responsabilidade da melhoria na EAD,acredito não ser viável no primeiro momento. Acredito sim que através da EAD muitos jovens e adultos terão um ensino de qualidade, mas sem esquecer da educação presencial melhorando o seu ensino.

conceição disse...

Gostei do seu texto.Ele deixa claro que a postura de um professor de EaD deve ser diferente do professor Presencial. Essa modalidade exige um professor mais dinamico, haja vista que o mesmo deverá estimular o interesse do aluno.

Abraços, Conceição

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

muito bom, você soube passar a ideia do autor.
Mas tá, tudo bem que todo o histórico da educação a distância contribuiu e contribui para a educação. Sabe o que eu fico pensando, esses autores todos, defendem tanto a educação a distância, então pra que que sempre dizem a respeito de um instrutor? "Qualquer professor ou instrutor".Se é a distância eu não preciso de de instrutor!
Outro ponto, o professor em sala não precisa ser tradicional, não acredito que as salas presenciais são todas tradicionais, nem tão pouco que todos gritam para que se obtenha respeito...existem tantos métodos se ensinagem.
Outro ponto:O professor deve estar bem preparado independente da escola ser presencial ou não.
Vou concordar com a Viviane quando disse "...mas colocar a responsabilidade da melhoria na EAD,acredito não ser viável no primeiro momento...".
Nós somos responsáveis por essa mudança.
OBS: A EAD tem tudo pra só melhorar, não a desmereço em nenhum momento, mas as motivações que vem sendo citadas, por alguns os atures e por alguns de nós estão muito equivocadas.

um abraço.

Dielle, nada pessoal contra você, só ideias opostas.

Dielle Lacerda disse...

Ola!
Bom...gostaria de poder, comentar os comentarios. Vi em algumas falas, que a EAD nao vai melhorar a educação. Quando coloquei o artigo, a ideia é "que atraves da EAD muitos alunos terão maiores possibilidades de acessos, a varias coisas, cotidiano, cultura, pensamentos". Porem quando falamos de educaão, isso engloba tudo, então nao podemos esquecer tanto o presencial quanto o virtual, esses tem como meta o ensino, e vejo que ambos ainda não chegaram no ponto ideal.

PS: fica ai o apelo... somos futuros pedagogos.... e nesse contexto teremos que estabelecer varios .... pontos a serem revistos, questionados, para que depois conigamos implanta-los com sucesso....
Abraços.. a todos.

Keila Trevizane disse...

Dielle, o que me chamou a atenção foi a importância do professor no ensino a distancia, Kearsley nos mostra, que ele deve ir mais longe, promover discussões, interessando os alunos em sala de aula, trazer novas didáticas, etc. E ele não é o único retentor do saber, a sala de aula é um aprendizado constante. Concordo quando diz que a EAD e presencial não chegaram ainda ao ponto ideal. Parabéns.

Jandira Lima da Silva disse...

O EaD é a chance da classe baixa adquirir conhecimento e oportunidades, pois a classe média/alta tem condições de adquirir conhecimento através do ensino presencial.

Juciane 8° período disse...

Oi Dielle!
Realmente a EAD veio para ficar e quem não aceitar essa verdade ficará para tráz, pois temos visto muitas mudanças e possibilidades positivas que a Educação a distância tem proporcionado para as transformações no mundo!

Marta Cristiana disse...

Oi dielle!
Também penso que a educação no Brasil, tem muitos aspectos a serem melhorados. Mas, no que diz respeito ao EAD, é bem verdade que consiste em uma oportunidade de inclusão social, pois para muitos é a chance de estudar.

Uátia Tânia disse...

Fundamental o papel do professor como facilitador, motivador, orientador na Educação a distância, até mesmo porque nesta modalidade de ensino, mais do que em outras o ensino deve ser autônomo em sua busca pelo conhecimento.