segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A Educação a Distancia X Construtivismo


Por Conceição Aparecida Rodrigues de Souza




Através do tempo, os avanços tecnológicos permitiram e provocaram mudanças dentro do campo educacional. A educação aos poucos foi saindo das salas de aula e ganhando espaços alternativos, primeiro através de textos impressos, depois com o auxilio do rádio, do vídeo-cassete, da televisão e finalmente do computador, que sem dúvida alguma é um instrumento eficaz de transmissão de conhecimentos e informações.

O computador se tornou um meio necessário e fundamental na prática pedagógica, devido ao interesse crescente pela Educação a Distância nas instituições de ensino, empenhadas em aumentar o alcance de seu campo de ação, como também por parte da população, que busca maneiras cada vez mais flexíveis de adquirir informação.

Dentro deste contexto podemos concluir que a prática educativa a distancia tornou-se uma importante aliada do cidadão que quer adquirir novos conhecimentos, por questões pessoais ou profissionais e não possui condições físicas ou tempo hábeis para freqüentar uma escola.

Os modelos de formação a distancia oferecidos a população tem em comum o objetivo de aproximar o saber de quem o procura. Não podemos, no entanto, nos esquecer que ser um aluno da EAD tem suas vantagens e suas desvantagens, pois se de um lado há flexibilização na organização temporal que facilita sua vida, do outro há a falta de estímulo advinda muitas vezes de seu próprio meio ambiente, e dentro deste contexto, seu progresso escolar vai depender, exclusivamente de sua própria vontade e esforço.

O aluno que se matricula num curso de EAD tomou uma decisão que certamente vai levá-lo a ser um autodidata, pois dependerá muito de si mesmo. No entanto, a partir desse momento, a organização responsável por este sistema de ensino deve oferecer suporte pedagógico para auxiliar este aluno, para que seu processo de autodidaxia funcione corretamente, e isto deverá ser através de uma assessoria feita por uma equipe multidisciplinar e também por professores, para a orientação nos conteúdos didáticos.

Podemos observar que o método de ensino utilizado na EAD é basicamente o método utilizado na pedagogia construtivista, pois dentro desta modalidade de ensino o sujeito é agente ativo na construção de seu próprio conhecimento, ou seja, ele recebe as ferramentas que lhe são enviadas e a partir de seu próprio interesse e estimulo parte para a aquisição de novas informações.

Segundo Roger Bédard, professor especialista em EAD e com larga experiência na Télé-Université, do Canadá, para um construtivista, o conhecimento é produzido pelo próprio aprendiz onde a informação obtida é processada através da assimilação e se transforma em conhecimento. Esse conhecimento é construído pelo aprendiz em cada uma das situações em que ele está vivenciando, ou experimentando, é dentro do fazer que o individuo adquire conhecimentos reais, pois ele adquire e interioriza a informação através de seus próprios meios e experiências.

Já a função cognitiva tem como papel fazer com que o individuo aprenda e ao se apossar de novos conhecimentos, sejam eles visuais ou auditivos, tente adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui, levando as novas informações até as já existentes, organizando-as. Para Bédard todos os conhecimentos são adquiridos através da relação que o individuo tem com sua ação e com o meio no qual ele interage e provem também das atividades pesquisadas e realizadas pelo próprio aluno, seja ela individual ou coletiva. Portanto, dentro deste método de ensino todo individuo constrói seu próprio conhecimento.

Hoje podemos afirmar que a Educação a Distancia é uma possibilidade importante de educação dentro do mundo globalizado. Sabemos que o futuro está logo a nossa frente e temos que adotar e respeitar todas as formas de crescimento humano, e sem duvida a educação é a principal delas. Seja uma educação presencial ou virtual. A EAD é uma maneira prática para se chegar mais rápido às necessidades do amanhã, sendo, portanto, necessária e imprescindível a quem procura informação de forma flexível.

13 comentários:

Lívia Matoso disse...

Oi amiga Conceição, bem, o construtivismo veio para desestabilizar todas as nossas idéias acerca de como a pessoa humana aprende nas diversas fases da vida, e é claro que como professoras queremos saber de fato como é que se aprende melhor para que possamos pensar em como ensinar da melhor maneira. Berdard é um teórico desta linha, estreada pelos estudos epistemológicos de Piaget, que a Marta fala em seu ensaio. O artigo de vocês duas se complementam e esclarecem que na Ead, o aluno também pode ser o construtor de seu próprio aprendizado e que não é pelo fato de ser uma educação não presencial que não seria viável isto acontecer.

Um grande abraço! Lívia

Viviane disse...

A educação precisa ser renovada, mas não pode atropelar algumas etapas na educação, sei que a sociedade atual tem pressa em ter um diploma, mas é preciso ter cuidado com as escolhas. Roger diz bem que o conhecimento e produzido pelo próprio aluno.
Prabéns.

Jaqueline Matos disse...

Olá amiga Conceição!
Lendo o seu artigo e o da colega Marta, pude compreender um pouco mais sobre o construtivismo Piagetiano. Segundo o que você expôs em seu ensaio, Roger Bedard teórico que, confesso eu, não o conhecia, é o próprio aprendiz quem constrói seu conhecimento, processando, assimilando e transformando a informação em conhecimento!
Ótimo artigo, abraços.

Anônimo disse...

Muito bom, Conceição!
Concordo com o autor Roger Bédard disse "...é dentro do fazer que o individuo adquire conhecimentos reais..." Vemos ele fundamentado na ideias de do construtivismo colacadas por Piaget, e acredito que é por aí também.
Você foi exelente.Parabéns!

Zenaide Moreira disse...

Creio que o grande desafio da EaD seja manter o aluno comprometido com o estudo. Por não ser um curso presencial precisa utilizar vários artifícios para o comprometimento do aluno.

Osvaldo da Silva disse...

Conceição,
muito boa sua abordagem explicitando que a EAD possibilita o acesso a informação mas necessita de uma grande disciplina e empenho do aluno. Não é raro escutarmos que a opção por um curso a distância ocorre pela flexibilidade e adequação ao tempo do cursista, no entanto, a EAD tem se apresentado cada vez mais como um ensino que requer compromisso e seriedade daqueles que fazem essa opção ou tem como esta, a única possibilidade de aprofundamneto, crescimento e aperfeiçoamento rofissional.
Parabéns. Excelente leitura.
Abraços,
Osvaldo

Anônimo disse...

O conhecimento é produzido pelo próprio aluno. O grande desafio no EAD e "prender" o aluno ao estudo, é propor um ensino que entusiasme o aluno, fazendo-o compromissar-se com o estudo e a aprendizagem.

Por Jandira Lima da Silva. 8o. período de pedagogia.

jandira disse...

O conhecimento é produzido pelo próprio aluno. O grande desafio no EAD e "prender" o aluno ao estudo, é propor um ensino que entusiasme o aluno, fazendo-o compromissar-se com o estudo e a aprendizagem.

Por Jandira Lima da Silva. 8o. período de pedagogia.

Sílvia Gabrielle disse...

Realmente temos que adotar e respeitar qualquer meio que proporcione chegar ao conhecimento, e a educação a distância é um desses meios que em dias de tecnologias avançadas, temos essa opção para estudarmos.
O aluno faz a sua hora, ou seja, pode escolher o momento propício para seus estudos.

Juciane disse...

Concordo plenamente com esse conceito de Bedar: "todos os conhecimentos são adquiridos através da relação que o individuo tem com sua ação e com o meio no qual ele interage". O construtivismo já conseguiu provar essa verdade e a EAD é um exemplo de construção através da ação!

Marta Cristiana disse...

Olá Conceição!
A linha do contrutivismo aborda a concepção do aluno ser o autor do seu conhecimento. Ele participa ativamente, interage com as informações.
Ele assimila e acomoda o conhecimento a partir do estimulo que recebe, e pelo seu próprio interesse.
E no EAD, o aluno deve ser motivado, para que toda a variedade de recursos tecnológico disponiveis, permite que ele interaja com o objeto de aprendizagem.
Bacana colega, parabéns!

Uátia Tânia disse...

Realmente a flexiblidade que a EaD proporciona é de grande importância, devido a quantidade de pessoas beneficiadas por esta modalidade de ensino, embora suas exigências suas exigências possam ser até maiores que na educação presencial, e deve ser. O aluno deve ser autônomo na busca pelo próprio conhecimento, contando com o profesor como um orientador.

Unknown disse...

Conceição minha colega, vc é um espetáculo, concordo que a EaD, tem que rever seus conceitos pedagógicos, como vc disse no texto. seu texto ao meu ver está dezzzzzzzzzz!!!!!!!!!