segunda-feira, 19 de outubro de 2009



Educação a Distância X Educação Presencial
*Viviane Martinelli

Através dos avanços tecnológicos que estão cada vez mais modernos, a educação a distância está sendo procurada por oferecer cursos mais barato e por pessoas que não tiveram oportunidades de concluir os seus estudos.
Estudos mostram que a Educação a Distância- EaD começou por volta de 1850 na Europa, com agricultores e pecuaristas que utilizavam-se de correspondências para cuidar melhor dos rebanhos e para aprenderem técnicas de plantio. Outros afirmam que começou bem antes, mas precisamente no século XV na Alemanha com Johannes Gutenberg, ao inventar a imprensa que continha uma composição de palavras com caracteres móveis. Livros que antes eram feitos a manuscrito, apresentava um custo muito alto, o que fazia não chegar à classe baixa, com a invenção foi possível reproduzi-los com um preço mais acessível, principalmente para a população de baixa renda.
Já no Brasil registros mostram que a educação a distância teve início no ano de 1904, com um ensino feito através de correspondências, por instituições privadas que ofertavam cursos técnicos.
Sabemos que a educação presencial na era da revolução industrial, foi voltada para um ensino padronizado e em massa, formando mão-de-obra para trabalhar nas fábricas. A EaD também passa por essa influência, tendo como conseqüência para o ensino uma realização de um trabalho fragmentado.
Defensores da Educação a Distância afirmam que, através da tecnologia, a distância não seja mais um empecilho para dá continuidade ao ensino, tanto por que a EaD possibilita ensinar sem que aja a presença de um docente. Mesmo docentes e discentes estando separados pela distância e às vezes até através do tempo, continuam interligados por meios tecnológicos como, por exemplo, via internet. Mas além deste meio, também podem ser utilizados outros, como os correios, rádio, televisão ou tecnologias semelhantes.
Para Neto e Takaoka (2008) apud Zhang (2003), mesmo no âmbito do ensino tradicional, a internet e as outras tecnologias multimídias estão mudando a forma como a informação é transmitida no processo de educação, e se tornando uma verdadeira alternativa ao ensino presencial. A internet está se tornando o meio dominante de se entregar informação e conhecimento por causa de seu baixo custo e distribuição em tempo real.
Também coloca que a EaD propicia muitas vantagens ao estudante, como uma democratização do acesso ao ensino a todos, levando-o para pessoas que moram isoladas e afastadas das instituições, principalmente as que oferecem cursos superiores. Os alunos além de contar com horários flexíveis, que possibilita para quem trabalha e que não há oportunidade de participar das aulas presenciais por causa dos horários estabelecidos, pode assim ditar o seu próprio ritmo de estudo.
Zhang e Farrell, mostra um estudo feito com estudantes da EaD e com estudantes presenciais, tendo como base a Web. Os estudantes receberam um questionário onde foram avaliados cinco sistemas da apresentação de conteúdo didáticos. Sendo eles: instrução face -a- face, no qual o instrutor está presente na sala junto com os alunos; ensino à distância via vídeo conferência, professor e alunos separados, mas interligados em rede; treinamento individual, o aluno não está conectado em rede, mas o conteúdo e apresentado em um CD-ROM; revisão através de fitas, conteúdo transmitido por fitas de vídeos e por último uso manual impresso.
Com o levantamento feito, foi percebido que estudantes do ensino à distância em relação à apresentação dos conteúdos didáticos foram mais positivos do que os estudantes presenciais, mas ambos concordaram que a instrução face -a- face, está como a mais eficiência, e o manual impresso com o menos eficiente.
Mas na EaD não é apenas atribuída vantagens e pontos positivos, há autores que se opõem a este tipo de ensino, apontando pontos que a desfavorece, como a dispersão física dos alunos com os professores. Por não haver este contato físico pode acontecer que não haja um aproveitamento de 100% das aulas, mas também sabemos que nem sempre o aproveitamento dos 100% acontece na presencial. Outro fator é a necessidade de maior comprometimento do aluno com o curso, por ser poucas aulas fornecidas por semana, o educando precisa-se dedicar e se empenhar muito para aprender o conteúdo, pois caso ao contrário poderá ser prejudicado no curso.
Para a educação a distância exercer o seu papel é preciso ter um ambiente virtual de aprendizagem adequado. O AVA é um ambiente computacional que se utiliza as paginas da WEB e de sites para executar o ensino- aprendizagem, mas o AVA não se resume somente a isso, vai além. Este ambiente também se disponibiliza de ferramentas que servem para que os alunos possam ter oportunidades de escolher caminhos diferentes na obtenção de informação, textos, imagens e na hora de criar novas conexões.
O ambiente virtual de aprendizagem nada mais é que um espaço social que foi planejado para beneficiar a educação no qual, pessoas se encontram para interagir umas com as outras, tendo como objetivos as trocas de informações que cada indivíduo possa compartilhar. Neste espaço também se encontra os conteúdos teóricos, material para leitura, exercício e atividades, compartilhamento de valores, hábitos e motivações.
Mas este ambiente virtual não está restrito apenas a educação à distância como se costumou relacionar, mas na realidade ele também é utilizado no ensino presencial como um suporte.
Como a atual sociedade é uma sociedade do saber e da informação, é preciso estar sempre em busca de novos conhecimentos, assim como na educação, onde novos métodos são adotados e adaptados as novas formas de ensino-aprendizagem. E o papel da educação é de preparar o educando para uma sociedade que está se tornando cada vez mais competitiva e dependente das inovações tecnológicas, se tornando um desafio para os profissionais da educação.

Referências:

ZHANG, Dongson, ZHAO J. Leon, ZHOU, Lina, NUNAMAKER, Jay. Can e-learning replace classroom learning? Comm. of the ACM. Vol. 47, no. 5. 75-79. Maio, 2004 apud NETO, Silvio Carvalho e TAKAOKA, Hiroo. Visão Sistêmica para a Implantação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, 2008. Disponível em: HTTP://www.facef.br/quartocbs/artigos/G/G_162.pdf. Acesso em: 03 de setembro de 2009.
ZHANG,Yin, FARRELL, N. James. Percepções da eficiência de sistemas de apresentação de conteúdos didáticos: uma comparação entre estudantes de ensino à distância e estudantes presenciais. Disponível em: http://74.125.113.132/search?q=cache:0hxqzLw-JAsJ:siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/726/575+percep%C3%A7oes+da+eficiencia+de+sistemas+de+apresenta%C3%A7%C3%A3o&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em 13 de setembro de 2009.

8 comentários:

Zenaide Moreira disse...

Esse artigo apresentou pontos positivos e negativos mas de tudo o que tem sido dito e estudado a EaD chegou pra ficar. É a oportunidade de muitas pessoas se graduarem.

Keila Trevizane disse...

Um fator que me preocupa é que as pessoas estão buscando cada vez mais cursos à distância, pela pouco tempo disponível, oportunidade e acessibilidade. As faculdades estão “ameaçadas”, muitos estão preferindo uma graduação menor e certificado mais cedo. A EAD veio pra ficar, é fato, mas é preciso então melhorar a qualidade e investir mais nos cursos presenciais, pois qualidade a EAD já mostrou que tem. Muito bom seu artigo.

Juciane 8° período disse...

Oi Viviane..mto bom o conteúdo!
Gostaria de ressaltar que, existem sim, os opositoes e os simpatizantes da EAD, mas o que importa é o resultado que a mesma tem proporcionado a toda a sociedade presente. É notável que a EAD não é um meio somente acessível no dinheiro e no tempo, mas é uma grande ferramenta que tem possibilitado, a muitas pessoas, o acesso a educação, desde os de baixa renda até os de alta renda. Existem vários mecanismos de aprendizado, mas o que realmente tem valor é aquele onde o aluno realmente tem compromisso, não em nome do dinheiro que ele está gastando, mas em favor de seus próprios objetivos!!!

Juciane 8° período disse...
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Jandira Lima da Silva disse...

O ponto positivo do EaD é a oportunidade para quem não tem condições, por um motivo ou outro, de concluir um curso no sistema presencial. A questão da qualidade depende muito do interesse do aluno.

Marta Cristiana disse...

Existem instituições muito sérias que oferecem o curso a distância e que são reconhecidas por isso. O aluno precisa se conhecer, para escolher em qual forma vai aprender, pois existem cursos totalmente virtuais, outros bimodais, parte presencial, parte virtual. E quanto a interação com outras pessoas, isso pode acontecer através dos chats e salas de bate papo.

Uátia Tânia disse...

Num mundo em que exige cada vez mais conhecimentos e constantes atualizações do profissional a possibilidade da educação a distância tornar-se dominante como diz a autora é mesmo oportuna, pois a disponibilidade de tempo do ser humano torna-se cada vez menor em meio a tantas exigências.

Joel Veríssimo disse...

Oi Viviane foi legal você descrever em seu artigo a invenção da impresa como o primeiro instrumento educacional a aproximar as pessoas atraves da troca de informaçoes, e a Internet como o veiculo de comunicação popular. Onde a EAD utiliza-se dessa ferramenta para aproximar e levar o conhecimento as pessoas sendo utilizado o espaço virtual de aprendizagem como espaço social. É isso ai o seculo XXI é mesmo o da informação em tempo real onde são posto a prova aqueles que almejam um lugar de destaque dentro da sociedade.
valeu.... continue escrevendo escrever é uma forma de expor o conhecimento.