sábado, 17 de outubro de 2009

A importância do Ensino a Distancia


* Angeles Peñas Da Cunha


Pesquisas realizadas no Brasil mostram que o surgimento da educação a distancia teve início com os cursos voltados para pessoas que pretendiam estar empregadas, oferecendo profissionalismo. O ensino era por correspondência com remessa de materiais didáticos pelos correios, muito tempo depois veio a educação a distancia , via radio, televisão e atualmente a internet.
Hoje a internet tornou-se um dos meios pelo qual as pessoas que não tem a oportunidade e a facilidade de freqüentar um ensino presencial, por não dispor de um horário fixo em virtude do seu trabalho ou não possuir em sua cidade um curso superior, encontra assim uma maneira de cursar uma faculdade e também reduz o custo do qual teria se fosse participar de um curso presencial.
Segundo wolfram Laaser – mestre em educação a distancia , foi diretor acadêmico da Femuniversitat hagen de 1976 a 2008 é atualmente coordenador das sessões didáticas e diretor acadêmico do Center For Distance Study Development at FermUniversistat Hagem, desde setembro de 2005.
Atualmente ministra seminários para educadores sobre educação a distancia na Europa, África, America Latina e Ásia. Ministrou palestra em 14/08/2009 no auditório da reitoria da UFSC dirigida aos professores que atuam na educação a distancia e outros interessados. Durante a conferencia, Laaser compartilhou experiências e estudos de casos sobre a produção de material impresso sobre a educação a distancia.
Na EaD não há uma forma de educação especifica, se torna necessário buscar o que mais se adequaria a orientação e aprendizagem do aluno pois na maioria são adultos que buscam na educação a distancia uma formação profissional, “ Lasser (1997), há uma certa diferença entre escrever em geral e escrever para programas de educação a distancia.”
Como o estudante encontra-se sozinho, o professor ou monitores deve ter uma boa redação que alem de didática tenha uma forte obrigação no sentido de comunicar e fazer entender-se, pois dependera dessa redação para o aluno dar continuidade na aprendizagem e fazer com que o estudante não desista desse aprendizado.
Ainda segundo laaser (1997 não foram desenvolvidas teorias especificas para a educação a distancia, portanto tem sido adotadas as teorias de ensino e aprendizagem já existente).
Atualmente se aplica como tendência o uso flexível de vários estilos e teorias pedagógicas, visando atender a diversidade dos recursos e dos alunos.
Com a evolução da educação a distancia atualmente é importante a busca de novos modelos de aprendizagem quem mais se adaptam ao ensino de uma maneira que motive o relacionamento pessoal entre o aluno e o professor.
Existem pessoas que são contra educação a distancia pois alegam que é necessário o contato pessoal a interação que só se da em aulas presenciais, mas a EAD é uma realidade do mundo globalizado, facilitando a vida e o aprendizado de varias pessoas que somente por meio da EAD teriam a oportunidade de ter uma formação profissional.

14 comentários:

Débora Possmoser disse...

Segundo a exposição do conteudo, Laaser mostra o seu propósito de aprendizagem de maneira ativa, isto é, na ajuda dos estudantes a aprender, fazendo-os usar a informação encontrada.Capacita o elaborador e os estudantes a estabelecer um diálogo;Motiva os estudantes a continuar aprendendo;
e sobretudo encoraja os estudantes por meio da conclusão bem-sucedida de seu trabalho;
O que torna muito importante o estudo da EAD sem enfraquece-lo.
Foi muito boa sua exposição, sucesso.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Angeles, os custos entram na balança do brasileiro sempre e não é diferente na hora de pagar para estudar. Se ele tem duas opções de um mesmo curso ele escolherá a mais barata. E a Ead se torna mais acessível também por isto. O importante é ser acessível e também de qualidade!

Um abraço. Lívia

Eliane Conceição da Silva disse...

Como a autora Angeles eu também sou favoravel a EAD, pois acredito que para muitos esta é a única forma para terem acesso a educação. visto que os cursos são mais baratos, o estudante tem a facilidade de estudar em sua casa ou em seu trabalho a maior parte do tempo e a qualidade desse tipo de educação antes questionada agora é vista como de excelente qualidade.

Grande Abraço!

Viviane disse...

Realmente o monitor precisa ter um bom preparo, por que ele está ali pra tirar dúvidas dos alunos sobre o conteúdo aplicado. E a EAD é uma realidade que está tomando uma grande proporção, principalmente para pessoas que não tiveram oprotumidade de estudar.

conceição disse...

A EaD de fato é uma opção a mais para quem quer estudar, portanto precisa ter bons profissionais, pois serão eles os responsáveis pela eliminação de dúvidas que o aluno pode ter.
Abraços, Conceição.

Anônimo disse...

Angeles, você expôs muito bem,a ideia do autor em relação a educação a distância e seus objetivos através dela. vou concordar com a colega Conceição quando disse "A EaD de fato é uma opção a mais para quem quer estudar, portanto precisa ter bons profissionais, pois serão eles os responsáveis pela eliminação de dúvidas que o aluno pode ter".Assim está opção de curso terá sucesso.
Stefânia Moreira

Zenaide Moreira disse...

A flexibilidade da EAD é um dos grandes pontos à favor. A adaptação das teorias pedagógicas para atender a diversidade dos alunos faz da EAD uma ótima escolha no mundo globalizado.

Keila Trevizane disse...

A oportunidade que a EAD trouxe é incrível, auxiliando pessoas que anseiam por uma formação profissional. Concordo quando diz que busca meios e novos modelos de aprendizagem. Pois como sabemos a educação precisa ser melhorada e repensada sempre. Ótimo, Angeles.

Wesley G. Martins disse...

Olá Peñas!
O seu artigo é excelente, já começando pelo título "A importância do Ensino a Distância". E além de mostrar aos estudantes o quão necessário nos dias de hoje é a EaD, vc ainda coloca algo de relevada consideração que é: "EAD é uma realidade do mundo globalizado, facilitando a vida e o aprendizado de várias pessoas que somente por meio da EAD teriam a oportunidade de ter uma formação profissional".
Foi muito boa sua exposição, valeu.

Osvaldo da Silva disse...

Angeles,
a EAD ainda está intrinsicamente ligada ao profissionalismo. No entanto, é o debate nas universidades e a intensificação de pesquisas sobre sua importância, necessidade e influência que auxiliarão a melhorar o processo. Por meio de Laaser você destaca muito bem a função do professor e o papel do aluno na EAD.
Parabéns pela explanação.

Jandira Lima da Silva disse...

A qualidade do EaD tem melhorado muito, e para muita gente, é a única opção de acesso à educação,tendo em vista a sua dificuldade de frenquentar uma sala de aula todos os dias ou por questões financeiras.

Juciane 8° período disse...

Olá Angeles!
Concordo quando vc diz que "é importante a busca de novos modelos de aprendizagem que mais se adaptam ao ensino.."
Na realidade, existem públicos diferentes, quando se trata de EAD, e consequentemente é necessária uma maneira de ensino diferenciada, acompanhando o público.

Marta Cristiana disse...

Oi Angeles, concordo com você sobre a importância dos cursos a distância, principalmente para aqueles não não tem outra opção. Conforme Laaser disse, o importante é ter materiais adequados e com uma linguagem própria para esse sistema, que motive o aluno a continuar os estudos e não desistir do aprendizado.

Uátia Tânia disse...

Concordo com a afirmação de que na EAD é necessário buscar meios de adequação ao aprendizado do aluno. Quando as dificuldades causadas pela separação física são um desafio a ser superado, há que se buscar meios de proporcionar o melhor ao aluno.