quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Jerome Bruner e a Educação à Distância





FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR
Campus de Ji – Paraná
Disciplina: Fundamentos e Pratica em Educação à Distância
Prof. Washington Roberto Nascimento




Bruner e a EAD












Jerome Bruner, nasceu em Nova Yorque em 1915; graduou-se na Universidade de Duke em 1937 e posteriormente em Harvard em 1941, obteve o título de doutor em Psicologia. Embora Bruner seja um psicólogo por formação e tenha dedicado grande parte das suas obras ao estudo da psicologia, ganhou grande notoriedade no mundo da educação graças à sua participação no movimento de reforma curricular, ocorrido, nos EUA, na década de 60.


Sua teoria é cognitivista, onde acredita que o aprendizado é um processo que ocorre internamente (esquemas, modelos mentais) de conhecimentos já existentes do individuo. Essas experiências permitem que o aprendizado vá alem da informação dada. A aprendizagem torna-se, então, um processo interno e não um produto direto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos àquele que aprende.


A teoria de Bruner leva em consideração a curiosidade do aluno e o papel do professor como instigador dessa curiosidade, daí ser denominada teoria ( ou método ) da descoberta. É uma teoria desenvolvimentista.


Podemos dizer também que trata- se de um método socrático: quando o aluno está acomodado com os conhecimentos adquiridos, cabe ao professor propor-lhe dúvidas, uma das maneira é a proposição do currículo em espiral, ou seja, trabalhar de forma periódica os mesmos conteúdos, cada vez com maior profundidade.


Bruner, estabelece em seu modelo de aprendizagem que se deve usar uma abordagem voltada para a solução de problemas ao ensinar novos conceitos. As mais importantes desse modelo para a Educação à Distância são especificar os conteúdos, relacionando-os com conhecimentos já existentes nos estudantes e processando-os de forma que possam ser mais facilmente compreendidos.




"A escola não desenvolve a inteligência." (Jerome Bruner)



Wanessa Delgado da Silva

14 comentários:

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

E AÍ WANESSA!!!!!!
ESTREANDO O NOSSO BLOG, PARABENS.
UM FORTE ABRAÇO

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Parabéns Wanessa, gostei por ter colocado a foto do seu teórico e a tua. Ótima iniciativa. Prof. Washington

conceição disse...

Parabéns Vanessa, você usou uma linguagem clara e objetiva para descrever as idéias de Jerome Bruner.
Gostei!

Lívia Matoso disse...

"Wanessa, acredito que você seja uma privilegiada por postar o primeiro artigo de 2009 da nossa turma, falando de Bruner! Vou começar pelo seu então... Pude compreender de maneira muito clara que Bruner foi um grande pesquisador do trabalho pedagógico em sala, isto dá ao seus estudos suficiente embasamento para estabelecer suas abordagens de aprendizagem para a EaD, pesquisei que a teoria dele foi influenciada pelos estudos de Piaget.

Um abraço e até mais! Lívia

Anônimo disse...

Muito bom! A linguagem por você usado é de fácil compreensão e com isso você conseguiu esclarecer a ideia de Jerome Bruner.
Stefânia Moreira

Viviane disse...

Trabalhar com conteúdos relacionados com o conhecimento já adquirido pelo aluno e de grandde valia para o educando aprender.

Zenaide Moreira disse...

Para Bruner o aluno é o responsável pelo desenvolvimento do próprio conhecimento.

Jandira disse...

Você expôs as idéias de Jerone Brune de forma clara e objetiva. Parabéns. Por Jandira Lima da Silva. 8o. Período de Pedagogia.

Juciane disse...

Olá Wanessa!
Eu sei que é idéia do autor, mas discordo, em partes, quando ele diz
"A aprendizagem torna-se, então, um processo interno e não um produto direto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos àquele que aprende.", Concordo que a aprendizagem é um processo interno, mas acredito que o aluno só internaliza aquilo que o move exteriormente!!!

Jaqueline Matos disse...

Olá Wanessa!
Um tanto quanto interessante a proposta de Bruner, principalmente, o currículo em espiral. Vou pesquisar mais a respeito disso. Mas pelo que entendi se trata de cada vez mais provocar a curiosidade dos alunos a cerca dos conteúdos já vistos anteriormente.
É sempre muito bom ver novas teorias e novos nomes, confesso que pouco tinha ouvido falar de Bruner.
Parabéns pelo artigo e por nos proporcionar um novo conhecimento, valeu colega!

Marta Cristiana disse...

Ola Wanessa, parabéns pelo artigo, de fácil compreensão.
Realmente o aluno precisa ser aguçado pela cuiosidade. Freire fala muito disso, quando o aluno é curioso ele busca respostas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabéns pelo artigo!!!
Muito objetiva e clara a
linguagem...,esclarecendo
muito bem as idéias de Bruner.
Um abraço
Jandira Rossi da Silva

Unknown disse...

bom de mais, estes artigos estão ótimos parabéns, vcs da pedagogia unir são dez!!
SILVANIO