terça-feira, 6 de outubro de 2009

TECNOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR



Francisco Gutiérrez - (Ao centro) - Doutor em Educação com especialização em Pedagogia da Comunicação e Mediação Pedagógica e autor de numerosos livros. Atualmente é presidente do ILPEC, sediado na Costa Rica, Diretor do Instituto Paulo Freire e consultor em educação e comunicação.



UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Campus de Ji-Paraná
Cadeira: Fundamentos e Práticas em EAD
Professor: Washington Roberto Nascimento
Acadêmico: Osvaldo da Silva





TECNOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

[1]Osvaldo da Silva




Vivemos em uma sociedade cada vez mais ávida de conhecimentos, e no entanto, há um enorme contingente de pessoas com dificuldades para aprender o que a sociedade determina, em termos educacionais, e interpretado como falha da vida escolar, onde os alunos sabem cada vez menos.

Como o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação, ela está favorecendo as condições educativas, em uma sociedade com um enorme desejo de conhecimento. De acordo com Perez[2] (1970), “é urgente a necessidade de revisar a educação à luz de novas exigências que nos oferecem os meios de comunicação social, tanto por seu conteúdo quanto por suas formas”.

A educação a distância, juntamente com a evolução tecnológica, vem abrangendo todas as instituições educacionais, que antes ocupavam-se com o ensino presencial.

A modalidade do ensino a distancia ainda é visto pela maioria dos educadores como uma modalidade de ensino inferior ao ensino presencial.

É necessário que se faça um estudo aprofundado, dando subsídio para que esse modelo de ensino-aprendizado seja de qualidade, e que as instituições educacionais que ministram essa modalidade de ensino, possa se adaptar, pois, somente as tecnologias não são garantias de formação e aprendizagem das pessoas envolvidas neste contexto educacional.

A educação a distância, mesmo sendo feita sem o contato direto com os educadores, tem a preocupação de articular os conteúdos, objetivos e a iniciativa do educando como qualquer processo pedagógico.

Ela não se expõe em um material de transmissão, que apresenta uma continuação de maneira que o educando não possa assimilá-las.

A preocupação deve ser com o material didático, se está sendo preparado com clareza e obedecendo a lógica, pois, com isso, assegura o aprendizado dos educandos.

O educar não é simplesmente fazer com que o educando memorize as informações, mas que seja capaz de compreender significados cotidianos, sendo o mesmo capaz de compreendê-las e reinterpretá-las.

A intervenção didática não deve ser comparada a uma técnica de “ensinagem” de qualquer coisa, ela exige a contextualização do processo pedagógico.

Faz-se perceber que a Educação a Distância é vista como um segmento educativo e não ilustrativo, mas como ponto fundamental na organização escolar.

O uso da Educação a Distância faz parte do avanço científico, em muitos setores da sociedade. Nas áreas do conhecimento ela representa uma inovação construtiva, como também inadequada dependendo do modo que seu uso seja utilizado.

Hoje o uso da informática na educação é irreversível.

A utilização das multimídias traz a probabilidade do aluno ser respeitado individualmente e facilidade para o educador organizar as aprendizagens em turmas heterogêneas, interação entre professor e aluno e informações mais rápidas para que o educando possa se aprofundar em seu conhecimento.

Valoriza-se cada vez mais a ação recíproca e a troca de saberes entre aluno e professor, aproveitando no lugar da reprodução passiva de informação o estímulo a criatividade dos educandos, ou aqueles em que os educandos seguem receitas padronizadas ou apresentam a iniciativa de formular projetos pelos quais se dedicam, boa parte das substancias perdem quando as tecnologias são padronizadas.

A educação a distância não é novidade e o uso de novas tecnologias para a educação já se destaca a algum tempo.

Ao abandonarmos a educação presencial que precisa necessariamente de se reestruturar, estamos reproduzindo-o na educação a distância.

É necessário que se faça um projeto pedagógico inovador, facilitando no processo ensino-aprendizagem trazendo novas informações e ligando com outras escolas e interagindo com o mundo.



[1] Acadêmico do 8º período de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná.
[2] Francisco Gutiérrez Pérez.

13 comentários:

conceição disse...

A observação do acadêmico de que há a necessidade de um estudo aprofundado e que busque melhorias dentro desta modalidade de ensino, nos mostra que esta é sem dúvida uma das melhores maneiras de dar credibilidade a este tipo de educação que ainda é visto com receio e preconceito por boa parte da população. A colocação do acadêmico foi brilhante ao afirmar a necessidade de projetos políticos pedagógicos inovadores que venham promover a interação entre os alunos desta modalidade de ensino.

valeu Osvaldo!

Lívia Matoso disse...

Osvaldo, sabemos que é cada vez mais freqüente o uso das tecnologias aplicadas a vida cotidiana, de maneira que vem transformando nossa maneira de agir e até o nosso tempo, fazendo com que nos adaptemos com diversas novas realidades, como vê uma máquina fazendo o trabalho de muitos pais de família. Para uns isto é sinônimo de crescimento econômico e social do país, para outros é o crescimento no índice dos desempregados. Para nós, futuros pedagogos, as tecnologias têm fundamental importância pois através delas a informação pode fluir com maior rapidez, nossas aulas podem ser muita mais dinâmicas e ultrapassar os limites e fronteiras. A nós, cabe utilizar as tecnologias para orientar os alunos a aproveitar todo o seu potencial e enriquecer seus conhecimentos, já que o mundo do trabalho, hoje, está altamente influenciado pelas tecnologias.

Um abraço! Lívia

Viviane disse...

Concordo com você quando disse que há pessoas que descalificam a EAD, dando mais valor a presencial. Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens.

Viviane disse...
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Anônimo disse...

É isso aí Conceição, vou concordar com você. Nosso colega Osvaldo foi brilhante em suas observações, se buscamos esse caminho o objetivo principal será alcançado.Possibilitando uma educação de qualidade.

Stefânia Moreira

Zenaide Moreira disse...

A EaD é uma realidade. Várias empresas têm implantado a Educação Virtual para esse fim. Não só uma realidade acadêmica, pra formação superior, mas também como forma de reciclagem.

Anônimo disse...

É isso aí, para a educação, a tecnologia é de fundamental importância, pois traz mais informações, com mais rapidez e qualidade que o livro convencional.

Por Jandira Lima da Silva
8o. período de pedagogia.

Juciane 8° período disse...

Oi Osvaldo!!!
Na apresentação do trabalho, foi colocado que "o ensino a distância deverá ser apnas para quem não pode estar no presencial!"
No início do semestre eu achava isso mesmo, mas hoje, penso que a Educação a distância será para todo o processo de ensino que estiver disposto a inovação! mto bom Osvaldo!

Eliane Conceição disse...

Todo o dinamismo, as facilidades, a autonomia, a utilização de recursos tecnológicos, a melhor capacitação dos profissionais, todas essas caracteristicas do ensino virtual caberiam muito bem na educação presencial. Então, por que não fazer a união entre presencial e virtual?

Marta Cristiana disse...

Oi Osvaldo,
Também pensava que o ensino a distância fosse algo frágil, sem conteúdo, sem valor. Hoje penso diferente, após as leitura e conversações sobre alguns autores, entendi o seu valor e que na verdade não é frágil. Existem muitas instituições sérias e que fazem um trabalho de qualidade. Voltada para um público que busca esse sistema como uma oportunidade para estudar.

Uátia Tânia disse...

Concordo com tua afirmação que a educação a distância pode ser uma inovação a contribuir, mas que pode prejudicar o aprendizado se não for bem conduzida. Da mesma forma é prejudicado o ensino presencial quando não é bem organizado, mas cabe ao professor orientar o aprendizado,de forma que a autonomia do aluno seja desenvolvida, proporcionando meios para que seu conhecimento seja desenvolvido.

Academicos de Pedagogia 8º periodo disse...

Osvaldo, acredito que nos futuro pedagogos devemos estar prontos para promover essas mudanças nos PPP, visto que as novas tecnologias são ferramentas preciosas para o Educador no ensino presencial.Otimo.

Márcia Regina

Unknown disse...

Senhor Osvaldo, que bom seu texto, vc é ótimo,em suas colocações concordo quando vc relatou no texto:É necessário que se faça um projeto pedagógico inovador, facilitando no processo ensino-aprendizagem trazendo novas informações e ligando com outras escolas e interagindo com o mundo.
É isso aí Osvaldo bola pra frente que o Flamengo será Campeão.