sexta-feira, 23 de outubro de 2009

TEORIA DE BÖRJE HOLMBERG - EAD

Por Jandira Lima da Silva, acadêmica do 8o. Período do Curso de Pedagogia da UNIR


Segundo Borje Holmberg, a característica geral mais importante do estudo a distância era que ele se baseava na comunicação não direta. Mas hoje, com as novas tecnologias como a internet e a videoconferência, o estudo a distância também pode estar baseado na comunicação direta.
Holmberg admite que apesar dos cursos pré-produzidos poderem ter valências comunicacionais, a conversação real entre o tutor e o estudante possui características essenciais. Argumenta que a conversação didática guiada deverá ser uma conversação amigável, promovida por materiais de auto-aprendizagem bem desenvolvidos e resultar em sentimentos de relação interpessoal, prazer intelectual e motivação para o estudo. Deverá ser responsabilidade dos conceptores a criação de conversações simuladas através de materiais adequados.
Esta teoria implica que a adoção de um estilo de conversação que crie empatia leva a um aumento de motivação para aprender relativamente à apresentação convencional de conteúdos. Afirma-se, simplesmente, que um procedimento que se provou eficaz no ensino tradicional é aplicável também na educação a distância. A empatia entre aqueles que ensinam e aqueles que aprendem é universalmente considerada uma boa base para os processos de aprendizagem. Facilmente perceptíveis, as apresentações tipo conversação e uma interação amigável ajudam os estudantes a aprender.
A visão de Holmberg sobre a Educação a Distância baseia-se nas suas convicções de que a questão mais importante na educação é a aprendizagem. A administração, o aconselhamento, o ensino, os grupos de trabalho, a participação e a avaliação são apenas importantes na medida em que sustentam o processo de aprendizagem do aluno.
Deste modo, considera-se a Educação a Distância como uma conversação didática guiada com objetivo de promover a aprendizagem. A presença de elementos que promovam a uma conversação de sucesso, como a empatia entre os interlocutores, é válida tanto em contextos de ensino tradicional como nos contextos de EaD. Holmberg defende uma comunicação bidireccional através da interação entre alunos e tutores. Defende igualmente a existência de uma conversação simulada nos materiais didáticos os quais devem ser concebidos de acordo com as características seguidamente descritas:
- Ser de fácil acesso: claras, de fácil leitura e com uma densidade de informação moderada;
- Fornecer instruções e sugestões explícitas e fundamentadas sobre o que fazer e o que evitar e sobre as temáticas mais importantes que devem ser consideradas para a aprendizagem;
- Promover a troca de idéias, o questionamento, e a avaliação do que deve ser aceito e o que deve ser rejeitado;
- Envolver emocionalmente o aluno de modo a que este tome um interesse pessoal pela matéria e pelas suas problemáticas;
- Utilizar um estilo pessoal com a utilização de pronomes pessoais e possessivos;
- Demarcar as mudanças de tema através de afirmações explícitas, ou, em materiais áudio, através da mudança de locutor ou de uma pausa significativa.
Os sentimentos de relacionamento interpessoal entre as partes que ensinam e as que aprendem promovem a motivação e o prazer pelo estudo por parte do aluno. Estes sentimentos podem ser cultivados por materiais didáticos bem desenvolvidos e uma comunicação à distância bidireccional adequada. O prazer intelectual e a motivação para o estudo promovem a persecução dos objetivos de estudo e o uso de processos e métodos de estudo adequados. O ambiente, a linguagem e as convenções sobre conversações amigáveis favorecem os sentimentos de relacionamento interpessoal . As mensagens transmitidas e recebidas em forma de conversação são mais facilmente percebidas e lembradas. O conceito de conversação pode ser transferido com sucesso para os meios utilizados no EaD. O planejamento e a orientação do trabalho, sejam promovidos pela organização de ensino ou pelo próprio estudante, são indispensáveis para o estudo organizado, o qual é caracterizado por objetivos conceptuais implícitos ou explícitos.

12 comentários:

Wesley G. Martins disse...

Valeu Jandira, um dos pontos interessantes que Holmberg comenta é aquele que ele diz: "hoje, com as novas tecnologias como a internet e a videoconferência, o estudo a distância também pode estar baseado na comunicação direta". Muito bem elaborado o seu artigo. Parabéns.

Lívia Matoso disse...

Jandira, a Ead como ferramenta de inclusão social desperta em muitos o desejo de estudar um curso superior por conta da flexibilidade de horários. Pessoas que trabalham 8h por dia ou mais, e também aquelas que moram em locais afastados dos grandes centros podem ser beneficiadas. Com a Ead, o conceito de que só jovem recém saído do Ensino Médio das particulares vai para Ensino Superior está sendo reformulado. Um abraço. Lívia.

Anônimo disse...

Muito bom Jandira, pude entender de forma clara a teoria de Holmberg em relação a questão que ele considera mais importante na educação,a APRENDIZAGEM; esclarecendo a maneira como está deve acontecer para ter-se o sucesso querido.
Um abraço.
Stefânia Moreira

Viviane disse...
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Viviane disse...

A EAD não é uma prática tão nova assim, ja acontece algum tempo, o que é novo e a tecnologia que esta sendo utilizada para passar esta educação. Concordo com você em relação ao curso de pedagogia ser bastante teórico e discordo com Litto quando diz que os jovens tem que ter o acessolivre a internet.
Parabéns pelo artigo.

conceição disse...

Você soube explicar muito bem a teoria de Holmberg. De fato a internet aproximou os alunos através das salas de videoconferencia.
Abraços. Conceição

Keila Trevizane disse...

Holmberg acredita haver ensino a distância de qualidade, que a relação entre tutor e aluno é essencial e pode ser bem desenvolvida nesta modalidade de ensino. O professor deve causar êxtase em seu aluno quando se fala em motivação para aprendizagem, auxiliando e estando presente sempre que necessário. Muito bem, Parabéns, Jandira.

Juciane 8° período disse...

Gostei de como o assunto foi esplanado. Quero enfatizar um detalhe escrito: "A empatia entre aqueles que ensinam e aqueles que aprendem é universalmente considerada uma boa base para os processos de aprendizagem". Acredito mesmo que, sendo a distância ou não, o processo de ensino precisa acontecer de forma amigável, onde o tutor/professor esteja em total harmonia com os alunos, possibilitanto essa boa base como uma ferramenta a favor da aprendizagem!

ELIANE CONCEIÇÃO disse...

COMO PERCEBEMOS A EAD EVOLUIU COM O TEMPO,DEIXOU DE SER INDIRETA QUANDO UTILIZAVA AS CORRESPONDENCIAS O RÁDIO E A TV. PARA PROPORCIONAR UMA INTEGRAÇÃO SIMULTÂNE ATRAVES DA INTERNET FATO QUE A TORNOU MUITO MAIS ATRAENTE E EFICIENTE.

PARABENS COLEGA.

Marta Cristiana disse...

oi Jandira, uma coisa muito importante você falou em seu trabalho. Entre aluno e professor deve existir empatia. Todo o material bem elaborado, juntamente com um relacionamento agradável entre aluno/professor ou tutor contribui para o aprendizado. E esse relacionamento pode acontecer através das salas de bate papo, chats e diversos outros meio, onde o aluno poderá colocar suas duvidas e opiniões. Bacana.

Uátia Tânia disse...

Concordo com esta teoria, não é porque o curso é a distância que a interação professor e aluno não ocorrerá de forma eficaz. As tecnologias proporcionam meios para uma excelente troca de informações, sugestões,enfim,o que o aluno precisa para construir seu conhecimento.

Joel Veríssimo disse...

Ola Jandira achei interessante voce mencionar no seu artigo sobre a empatia(empatia tendencia para sentir o que sentiria se estivesse em situação vivida por outra pessoa) alias tem alguns educadores que deveria tentar sentir essa experiencia.O dominio do assunto, motivação, bom planejamento tudo isso deve fazer parte do dia-a-dia de um educador.
valeu parabéns.